O que saber antes de investir em imóveis

Um investimento de imóvel em Gramado ou Canela pode ser uma opção segura para aumentar o patrimônio. Mesmo em períodos de turbulência econômica, esse tipo de aplicação tende a se valorizar, gerando boas taxas de lucro no longo prazo. A seguir, saiba o que avaliar antes de fechar negócio.

Economia em ascensão gera valorização de imóveis na Serra

A Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, é um importante polo turístico do Brasil. Visitantes de todo o país são atraídos pelos seus encantos, sejam eles as belezas naturais, a gastronomia ou os eventos que movimentam o calendário de atividades durante o ano inteiro. Em 30 dias de Natal Luz 2017, por exemplo, contabilizaram-se mais de 700 mil espectadores.

Frente a essa realidade, o setor imobiliário se aquece. Canela registra atualmente 50 projetos de prédios comerciais e residenciais em andamento. Um terreno em Gramado, especialmente na zona central, também desperta atenção dos investidores. Há pouca área disponível para construção, ocasionando a elevação dos preços.

Dica: Entre Canela ou Gramado: qual é a melhor cidade para morar?

O cenário se torna animador para quem decidir obter novas fontes de renda. Manter casa num condomínio em Gramado pode abrir a possibilidade de aluguéis por temporada. Até mesmo um apartamento à venda em Canela ou na cidade vizinha possui potencial para gerar um bom faturamento. Porém, assim como todo tipo de investimento, o investimento de imóveis traz resultado apenas se o proprietário souber o momento certo de realizar a operação.

Não se trata de uma oportunidade momentânea, visto que os rendimentos se dão em médio e longo prazos. Essa é a opção de investimento perfeita para quem pode trabalhar com um tempo de resposta mais longo, aproveitando a crescente rentabilidade dos imóveis.

Como calcular a taxa de retorno a partir do lucro obtido

Após visitar uma imobiliária em Gramado e escolher o apartamento para aquisição, você deve calcular a taxa de retorno. Para tanto, a primeira medida é somar tudo o que será desembolsado – não apenas na compra, mas também nas possíveis reformas do ambiente e no pagamento de impostos. Esse será o capital inicial.

Digamos que tenha ficado em R$ 300 mil. Se o imóvel for alugado a R$ 3 mil por mês, a taxa de retorno mensal será de 1%. Para chegar a esse número você precisa dividir o preço total do apartamento pelo valor líquido do aluguel.

Dica: 4 fatores para observar antes de comprar um imóvel

A alternativa a esse modelo seria a compra para posterior venda do apartamento em Gramado ou Canela. Nesse caso, divide-se o lucro obtido com a comercialização pela soma investida inicialmente. A tendência é que, com o passar do tempo, mais o imóvel vá se valorizando, podendo ser negociado a montantes mais altos.

O sucesso de um negócio é determinado por um conjunto de diferentes fatores. Unidades em bom estado de conservação e localizadas em bairros privilegiados tendem a atrair mais interesse dos compradores. O rápido acesso a comércio e serviços tende a ser determinante para o cálculo do preço final.

Se não bastasse tudo isso, ainda temos mais um motivo para você considerar a Serra Gaúcha em seu investimento de imóvel. Municípios como Canela e Gramado oferecem as facilidades de grandes centros urbanos, mas com a qualidade de vida do interior. Essa é uma vantagem que poucos empreendimentos do ramo podem oferecer!

Ficou interessado em fazer um investimento em ímóveis? Então clique no banner abaixo e conheça nossas ofertas para a cidade de Canela!

Saiba onde investir em Canela