Cidade grande ou interior: qual o melhor lugar para morar?

Muitas famílias seguem em busca do melhor lugar para morar. Cansadas da confusão das capitais, essas pessoas têm migrado para cidades do interior. Trata-se de uma tendência forte em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas que também pode ser vista no Sul do Brasil.

A seguir, vamos explicar por que morar em Gramado pode ser uma excelente opção de vida. Fique conosco!

Por que morar em uma cidade do interior?

Foi-se o tempo em que os municípios do interior eram sinônimo de atraso. Muitas localidades mantêm uma infraestrutura completa de comércio e serviços, além de preservarem hábitos típicos das comunidades pequenas. Acompanhe algumas vantagens:

1. Menos trânsito

Dificilmente você enfrentará engarrafamento numa cidade de interior. A escola de seu filho, o posto de saúde e o supermercado ficarão, sempre, a poucas quadras de distância. Isso permite acesso fácil a qualquer lugar.

Dica: Como é o clima em Gramado e como se preparar para morar na Serra Gaúcha

Mesmo que sua casa esteja num condomínio afastado do Centro, bastarão alguns minutos de deslocamento. Dá para se locomover de carro ou de bicicleta.

2. Menos poluição

Com menos automóveis circulando pelas ruas, já que tudo fica tão perto, é natural que haja menos poluição, também. O ar puro e o contato direto com a natureza fazem do interior o melhor lugar para morar com crianças ou idosos, por exemplo.

A maioria das cidades pequenas preserva áreas verdes. Assim, elas proporcionam alta qualidade de vida aos habitantes.

3. Mais segurança

Outra vantagem do interior diz respeito à segurança. Nessas comunidades, todo mundo se conhece, de modo que qualquer movimentação suspeita logo desperta a atenção dos vizinhos. A incidência de crimes comuns aos grandes centros urbanos, como furtos e sequestros, acaba sendo baixa.

Dica: Casa inteligente, o que é?

Dessa maneira, quem mora em Gramado ou outro município da Serra Gaúcha consegue ver crianças brincando na rua com total liberdade. Quer infância melhor para seus pequenos?

4. Mais hospitalidade

Quando a vizinhança se conhece, o senso de comunidade aflora. As pessoas olham você no olho, sorriem e perguntam como foi o seu dia. Esse hábito não só desperta uma civilidade já meio adormecida nas capitais, como se torna um belo exemplo para os mais novos.

5. Mais tranquilidade

Com tantas vantagens, fica fácil entender por que o interior pode ser o melhor lugar para morar. A vida segue num ritmo mais tranquilo, sem as preocupações das metrópoles. Trânsito caótico, poluição e violência viram temores do passado.

Porém, tranquilidade é diferente de marasmo. Se você gosta de um agito de vez em quando, morar em Gramado é a pedida certa.

Por que escolher Gramado para morar?

A cidade do inverno com neve e do Natal Luz possui atrações para todos os gostos. As opções de entretenimento incluem parques temáticos, restaurantes e cinema. Aliás,
vale lembrar que até Festival Internacional acontece por lá.

Gramado mantém todas as vantagens de um município pequeno, mas com infraestrutura de primeiro mundo. Não é de se admirar que ocupe a 60ª posição no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que abrange todo o território brasileiro. Inclusive, das 100 cidades listadas no ranking, todas ficam no interior.

Quer encontrar casa ou apartamento para morar em Gramado? Clique no banner abaixo e nos deixe te ajudar a escolher o melhor para o futuro de sua família!

Banner - Institucional