Tudo o que você precisa saber sobre o Festival de Cinema de Gramado
Fonte da imagem: Duoblog
O Festival de Cinema de Gramado é um dos eventos mais importantes da Serra Gaúcha. Todo mês de agosto, a Rua Coberta se transforma num tapete vermelho, por onde passam atores e diretores em busca do cobiçado Kikito, a premiação máxima.
Essa movimentação toda atrai centenas de milhares de visitantes. Em 2017, a projeção da Secretaria de Turismo da cidade de Gramado ficou em 300 mil pessoas – oito vezes a população local, de quase 35 mil habitantes. Isso significa economia aquecida para os as hospedagens em geral e os restaurantes da Região das Hortênsias. Mesmo durante o inverno, não tem tempo ruim.
A história do Festival de Cinema de Gramado
A primeira edição do Festival de Cinema de Gramado ocorreu em 1973. Na época, a sétima arte brasileira era caracterizada pelas pornochanchadas, histórias que chamavam atenção mais pela sensualidade que pelo enredo.
Não bastasse isso, a mostra competitiva de filmes acontecia no verão. O resultado foi que a piscina do hotel Serra Azul virava point das celebridades. Em trajes de banho, elas fumavam e bebiam – não só caipirinha, mas chimarrão também.
Esses hábitos, ousados para a sociedade de então, chegaram a ameaçar a continuidade do evento. Ainda assim, a comunidade gramadense comprou a ideia e seguiu realizando o Festival de Cinema anualmente, sem interrupções.
Dica: Por que investir em um apartamento em Gramado ou Canela?
Ao longo das décadas, a premiação foi evoluindo junto com a indústria cinematográfica nacional. O Cine Embaixador, mais tarde transformado em Palácio dos Festivais, exibiu curtas metragens, documentários e filmes dramáticos. Os organizadores resistiram à instabilidade do regime militar e à extinção da Embrafilme, em 1990, no governo Collor.
Nesse período, a produção brasileira atingiu níveis insignificantes. O Festival de Cinema de Gramado precisou se reinventar mais uma vez. Abriu-se espaço para a internacionalização, com a inserção de filmes ibero-americanos na mostra. Dessa forma, o evento se tornou ainda mais reconhecido.
Como é o Festival de Cinema de Gramado hoje
Hoje em dia, a cidade de Gramado é destino certo para os principais realizadores do audiovisual latino-americano. Ganhar um Kikito significa reconhecimento pelo trabalho. Atores do quilate de Sônia Braga, Othon Bastos e Reginaldo Faria já receberam a estatueta, além de diretores como Bruno Barreto e Pedro Almodóvar.
O Festival geralmente é realizado na segunda quinzena de agosto, praticamente lotando os mais de 14 mil leitos da rede hoteleira. Existem restaurantes da Rua Coberta que chegam a reservar mesa com três meses de antecedência! Tudo para o público acompanhar com conforto o desfile das celebridades.
Dica: O que tem no Centro de Gramado?
O Museu do Festival de Cinema de Gramado
Parte da história desse evento está contada no Caminho das Estrelas, a “Calçada da Fama” em frente ao Palácio dos Festivais. Inaugurada em 2006, ela tem as assinaturas de Eva Wilma, Antonio Fagundes e Selton Mello, entre outros nomes do cinema nacional.
Ainda, os visitantes podem conhecer o Museu do Festival de Cinema de Gramado, localizado junto ao Palácio dos Festivais. O espaço reúne documentos, cartazes e fotos que relembram os mais de 45 anos dessa trajetória. Também é possível participar de atividades interativas, como o jogo Você É o Diretor, no qual a pessoa escolhe a história, os personagens e a trilha sonora do próprio filme.
O Museu do Festival fica na Av. Borges de Medeiros, 2659, no centro da cidade de Gramado. A visitação é aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Garanta seu imóvel em Gramado para aproveitar o Festival de Cinema e outros eventos! Clique no banner e saiba mais!
Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário!