Por que morar em São Francisco de Paula? Por Rodrigo Bueno

Existe um sentimento atávico, talvez mesclado com a poeira das estradas, que faz da cidade de São Francisco de Paula, o ponto de encontro dos últimos descendentes da raça gaúcha.

Para cá vieram a elite da nobreza rural, o império das estâncias e a formação étnica típica da gente sulina. Eis o homem, eis os campos e eis a cidade ideal dos gaudérios.

Este não é, definitivamente, um lugar para almas sensíveis e frágeis. Sinto muito. Aqui é imperativo o amor aos cavalos, ao toque de gaita e violão, ao gole de canha, o tiro de laço, o rodeio, o fandango e o xucrismo latente no jeito serrano de ser. Somos rústicos, somos rurais.

Embora seja possível descrever, como tão bem fizeram nossos melhores poetas, a beleza dos campos abertos, das cachoeiras, das águas cristalinas, das paisagens deslumbrantes e dos imponentes pinheirais, é a atmosfera rude e guapa que nos diferencia.

Gente de botas embarradas, ponchos pesados, chapéus negros, que apesar da estampa sempre recebe os de longe, na porteira sem cadeados, as portas sem tramela, só aqui a hospitalidade genuína se apresenta.

Morar em São Francisco é, antes de tudo, viver em paz. É ter no silencio dos mates o  lento passar das horas, dos anúncios da igreja, das carretas de toras, do paisano que ata o cavalo bem no centro da cidade, da cuia gigante lembrando o que somos e da certeza de que nosso espaço vital está assegurado.

O Principal Ponto Turístico da cidade de São Francisco de Paula

O Lago São Bernardo é o local mais bonito da área urbana. Embora existam lugares ainda mais belos, o Lago se destaca por estar localizado no centro, ao alcance de todos.

E como são democráticas as suas margens. Vá ao lago em um sábado ou domingo de manhã, e verás do índio a cavalo ao praticante de tai chi, todos desfrutando da paisagem serena, de um espelho de águas claras que hipnotiza quem passa. O Lago São Bernardo é a essência de São Chico.

 

Principal local para descanso

Nossos turistas vem atrás de sossego e descanso, de tal modo que cada recanto esculpido pela natureza, aqui em São Francisco, parece ser um convite perfeito ao sono e a prática do deboísmo. 

Após caminhar pelas trilhas e matas, cochile aos pés de um pinheiro. Após uma cavalgada daquelas, que tal dormir ao som do silencio mais absoluto ?

O bairro Remanso Indianópolis nos oferece uma viagem no tempo. Casas sem muros, sem cercas, sem divisas. Jardins demarcam limites que só os donos conhecem. Taipas de pedras, hortênsias, araucárias, campos dobrados, tudo disposto com perfeição. E o silêncio só interrompido pelo cantar dos pássaros.

 

Gastronomia local

Esqueça restaurantes fru-fru e ambientes da revista Caras. Aqui o sistema é bruto. Prepare-se para comer carne assada, paçoca de pinhão, charque, queijo serrano, carreteiro dos buenos, massas com molhos valendo, galetos de verdade e, nas festas especiais, como o Jantar da Batata e o Baile da Linguiça, após a comilança a indiada se atraca na dança até o sol raiar.

No café da manhã, iguarias como feijão mexido, mogango com leite gordo e figos cristalizados.

Mazahh São Francisco véio, relichando campo a fora!

O Bairro para morar em São Francisco de Paula

Sem dúvida, o bairro São Bernardo é o lugar mais encantador e perfeito da cidade. Pertinho do Lago, do centro e dos comércios,  o local conta com natureza exuberante, frondosas árvores e xaxins centenários.

Lindas pousadas e hotéis disputam espaços com casas de soleiras altas, varandas e madeiras de lei, em uma arquitetura típica, que conta um pouco da história da gente que mora ali.

Viver no bairro São Bernardo é como viver nos melhores bairros de Canela e Gramado, só que melhor.

Da serra gaúcha, somos como o filho rebelde que saiu diferente dos pais. Nossos irmãos são bonitos e bem arrumados, são perfumados e estão sempre limpinhos. 

Nós somos a ovelha negra, o cavalo redomão e velhaco que a doma não amansou. Paisagismo ? Que bobagem. Projetos Urbanísticos ?  Quem precisa ?

Somos São Chico e nos basta. E apareçam pra uma visita, que erva-mate e água quente sempre tem.

Quem Sou ?

Me chamo Rodrigo Borges Bueno, nasci em Taquara/RS e moro em São Francisco de Paula por opção. Sou empresário, ando a cavalo e toco violino. De vez em quando escrevo uns versos. Aos 40 anos já sei que não serei um Marajá nem um Revolucionário, mas ainda espero algumas surpresas da vida.

Conheça os imóveis de Canela e Gramado disponíveis na Mapa do Imóvel:

Banner imóvel em Gramado - conheça nossas ofertas