Escritura de compra e venda, o que é?

Para quem está prestes a fechar um negócio de compra e venda de imóvel a escritura é o documento de maior importância, pois traz garantia para aquele que adquire o bem.

Com determinação legal no Código Civil Brasileiro (art. 108 CCB), é através da escritura pública que se estabelece a validade do negócio. A falta deste documento pode, por vezes, anular o negócio jurídico e trazer inúmeros prejuízos para as partes envolvidas.

Se você está diante de uma transação de venda e compra de imóvel fique atento às exigências legais e certifique-se de que tudo está conforme os preceitos legais estabelecem.

Caso tenha dúvidas sobre as determinações de lei e gostaria de saber ainda mais sobre as implicações da escritura pública de compra e venda de imóvel entre em contato com a Mapa do Imóvel. A Imobiliária em Gramado que vem trabalhado ao longo dos anos com responsabilidade e ética.

E se você ainda está inseguro quanto às responsabilidades de um negócio imobiliário e quer saber quais são as melhores alternativas de compra e venda de imóvel, procure a Imobiliária Mapa do Imóvel e conheça os melhores imóveis para comprar em Gramado.

A Imobiliária Mapa do Imóvel conta também com uma lista incrível de imóveis em Canela.

Procurando por imóvel em Gramado? Conheça as ofertas da Imobiliária Mapa do Imóvel!

Imóvel em Gramado? Conheça nossas ofertas!

Saiba mais sobre as particularidades do documento de escritura pública.

Diferenças entre escritura e contrato de compra e venda

Existem diferenças significativas entre escritura e contrato de compra e venda. Para aqueles que estão diante de um negócio imobiliário é importante estar atento às diferenças entre estes documentos.

Deste modo, a escritura pública é o documento determinante no fechamento de um negócio. Significa que a partir da escritura pública o negócio está consolidado e as negociações já estão concluídas. Este é o documento legal e comprovativo do negócio imobiliário.

Quando se dá o momento em que a escritura é lavrada e registrada em Cartório de Registro e Imóvel, significa que o bem está apto para ser transferido.

Por sua vez, o contrato de compra e venda consiste na afirmação das tratativas do negócio. O principal objetivo deste documento é formalizar a compra e venda de imóvel.

É preciso constar no contrato de compra e venda informações específicas sobre as partes envolvidas e sobre o imóvel e as particularidades do negócio. Tais como valor, prazo de entrega, descrição das particularidades do imóvel e os dados pessoais das partes. 

O que de fato faz grande diferença entre contrato de compra e venda e escritura de compra e venda é que o contrato não é documento garantidor de transferência.

A escritura, por sua vez, representa uma garantia para aquele que é o possuidor do bem.

Qual a importância da escritura de compra e venda

O primeiro ponto a ser destacado é que, diante do negócio de compra de imóveis, a escritura é o documento que dá validade ao negócio, após ser aferido o seu registro em Cartório de Registros e Imóveis.

Embora muitos negócios ainda sejam feitos sem a transferência da escritura pública e de seu registro em cartório, a escritura é de importância primordial para a validade do negócio.

O proprietário que deseja efetuar a venda de imóvel pode perder a oportunidade de fechar um negócio imobiliário em decorrência da falta deste documento.

De modo que, para os negociantes mais atentos, ter presente a escritura pública é primordial para se falar em fechamento de negócio.

Em tal documento consta todas as informações do imóvel ao longo do tempo, o que garante ainda mais segurança para aquele que o adquire.

Quando estiver diante da compra de imóveis esteja atento às exigências legais e exija a transferência da escritura. Opte por uma imobiliária já consolidada no mercado e faça um negócio de sucesso.

Para conhecer os melhores imóveis para compra em Gramado, ou para se encantar com os imóveis em Canela, entre em contato com a Imobiliária Mapa do Imóvel.

Dica: 4 fatores para observar antes de comprar um imóvel