Como é o clima em Gramado e como se preparar para morar na Serra Gaúcha

Ares europeus em plena Serra Gaúcha: assim é o clima de Gramado. Quem conhece a cidade sabe que o nevoeiro compõe a paisagem, principalmente no inverno. Nessa época, existe até chance de neve nas madrugadas geladas.

Mas não se engane com as imagens que muitos turistas publicam nas redes sociais. Morar em Gramado significa viver o melhor de cada estação do ano. É possível até passar um calorzinho.

Como é o clima em Gramado

O clima de Gramado se classifica como úmido temperado. Isso faz com que o município tenha estações bem definidas ao longo do ano. Porém, como o volume de chuva é distribuído em todos os meses, o tempo pode mudar completamente de uma hora para a outra, o que os moradores chamam de viração.

Esse fenômeno se soma a outra característica típica, que são as oscilações de temperatura. Uma tarde ensolarada e amena pode ceder lugar a uma noite congelante. Nada que tire o charme da cidade. Pelo contrário: conhecendo essas peculiaridades, você pode aproveitar o que cada época tem para oferecer.

Dica: Como funciona o processo de compra de um imóvel?

O grande chamariz gramadense é o frio europeu, tão raro em outras localidades do Brasil. O termômetro despenca, principalmente, entre junho e agosto, durante o inverno. A máxima costuma ficar abaixo dos 17°C e, não raro, há temperaturas negativas na madrugada. Neve é pouca, mas também pode acontecer, devido à umidade. A pedida é aproveitar os restaurantes e o café colonial.

Em setembro, a precipitação aumenta, mas nada tão acima do comum. A chegada da primavera abre espaço para dias mais agradáveis e passeios ao ar livre. As hortênsias, que dão nome à região, começam a florescer e embelezam ainda mais a paisagem. O auge desse espetáculo natural é dezembro, em pleno verão. Aliás, apesar dos índices amenos, o tempo em Gramado registra calor de verdade nessa temporada do ano. Prepare-se para enfrentar alguns dias de 30°C! Ainda assim, o ar fresco da Serra torna o clima mais confortável.

Enfim, no outono, volta a amplitude térmica. Os dias quentes são intercalados por noites frias, que vão ficando mais longas. É o clima de Gramado preparando os visitantes para o retorno das lareiras acesas e dos casacos de lã. Mas o rigoroso inverno serrano não precisa assustar ninguém. Muitos imóveis possuem calefação para você sobreviver às noites geladas.

Dica: Inverno em Gramado: o que é calefação e qual tipo escolher?

Por que morar em Gramado?

Esta história de ares europeus não se limita às variações climáticas. Morar em Gramado é viver num local com infraestrutura de primeiro mundo. Para você ter uma ideia, a Av. Borges de Medeiros, no centro, nem sequer tem semáforos. É como se as pessoas transitassem por um grande parque a céu aberto.

A qualidade de vida também é indiscutível. Você pode escolher uma casa ou um apartamento num condomínio fechado, em meio a árvores e animais, para curtir um merecido descanso. Se precisar ir ao banco ou à farmácia, o comércio fica a poucos quilômetros de distância.

Invista no bem-estar de sua família! Clique no banner e consulte as opções para investir em imóveis em Gramado!

Banner-Ofertas em Gramado