Por que morar em Canela?

Para os amantes da natureza, ar puro, espaços arborizados e floridos, parques naturais e amplas áreas verdes, a cidade de Canela é reconhecida nacionalmente pelo privilégio de seu cenário natural. O Parque do Caracol, com sua cascata de 131 metros de queda livre é só a primeira de muitas paisagens que parecem ter sido esculpidas em Canela.

Mas a cidade de Canela é muito mais do que parques e ambientes naturais. Um pedacinho da Europa no sul do Brasil, a cidade de Canela reserva uma infinidade de atrações que são pensadas para a agradar diferentes públicos. E, ao contrário do que se costuma ver em muitas cidades turísticas, Canela projeta suas programações e espaços tanto para o público visitante quanto para os seus moradores.

Um dos motivos que fazem deste lugar singular é o Festival de Bonecos. De projeção internacional, este é um evento de teatro de bonecos, lúdico e encantador e que se projeta nas mais diversas categorias: bonecos gigantes e bonecos de mão, marionetes, teatro de objetos e muito mais. Este evento move a cidade inteira,  recebe público do país todo além de artistas estrangeiros.

Ainda sobre Canela, entre as cidades com os menores índices de violência do país, quem escolhe viver em Canela faz a opção de viver em uma cidade tranquila. Aqui é possível fazer caminhadas no fim da tarde e passeios pelo centro. Enfim, para quem busca por calma e qualidade de vida esta cidade é uma das melhores opções para viver no Brasil

Clique no banner e conheça os imóveis disponíveis em Canela, na Imobiliária Mapa do Imóvel:

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

Canela tem uma população de um pouco mais de 40 mil habitantes, é um município de pequeno porte, mas que, no entanto, possui os benefícios de uma cidade grande, como variedade de restaurantes, por exemplo. Assim, além do tradicional fondue e café colonial, que são já refeições famosas e consagradas na região, a cidade também possui um leque amplo de opções, para além das escolhas convencionais. Cozinha asiática, pizzarias, restaurantes especializados na culinária italiana, alemã e francesa, churrascarias, restaurante de comida caseira e hamburguerias gourmet. Opções não faltam!

Um detalhe todo especial é que Canela foge do convencional, por isso restaurantes e cafés possuem um clima diferenciado, por vezes alternativo, misturando espaços de alimentação com livraria ou loja. São espaços aconchegante, para ficar a vontade e aproveitar o momento.

Por aqui também se encontram ótimas padarias e lancherias, lojas de chocolates artesanais, patisserie e biscoiteria, além das rústicas mas não menos charmosas lojas de queijos e vinhos. É uma delícia de cidade que une o que existe de melhor: espaços integrados com a natureza, tranquilidade, bons lugares para frequentar. Qualidade de vida garantida!

Mas isso é só o começo, Canela guarda muitas particularidades e atrações. Conheça um pouco mais sobre esse pedaço da Europa no Brasil.

Dica: Centro de Canela

A história da cidade

A cidade de Canela, hoje conhecida pela sua exuberância natural, pela Catedral de Pedra e pela gastronomia de alto padrão, já foi o ponto de encontro e de parada para descanso dos tropeiros e também do gado que era levado para outras regiões do estado.

A escolha do nome se deve a este fato: de ser próximo a uma caneleira que se davam os encontros dos tropeiros, que tinham como rumo a região de São Leopoldo e Porto Alegre, para onde rumavam levando mantimentos e produtos, como queijo e couro.

A cidade foi fundada em 1945 pelos descendentes de alemães que fixaram-se na região. Logo os primeiros habitantes que chegaram a esta localidade foram descobrindo e se encantando com as belezas naturais, entre elas a Cascata do Caracol.

Hoje, Canela é uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul para viver, com um excelente índice de qualidade de vida, ótima infraestrutura para os públicos de qualquer idade. É uma cidade segura e tranquila e que, durante, todo o ano, tem um calendário de atividades e atrações agradáveis para turistas e moradores locais.

Não sendo difícil encontrar pessoas que se apaixonaram pela cidade durante as férias que fizeram na cidade, em um momento em que aproveitaram para conhecê-la e que, a partir daí resolveram fazer deste município seu lar.

Clique no banner e confira os imóveis em Canela disponíveis na Imobiliária Mapa do Imóvel:

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

A cidade de Canela está localizada na Serra Gaúcha, numa área também conhecida por Região das Hortênsias devido a grande extensão dos canteiros desta flor que ocupam a cidade e que vão pintando as ruas durante a primavera. Está a poucos minutos de Gramado, São Francisco de Paula e de Nova Petrópolis. E é de fácil acesso aos grandes centros como Porto Alegre e Caxias do Sul, ambos os percursos levam em média duas horas e as rodovias de acesso são de ótima qualidade e seguras.

Principais Eventos

Com atrações e apresentações públicas nas ruas da área central da cidade, Canela chama atenção com seus artistas e atividades culturais que são disponíveis a turistas e a comunidade local.

Com atrações que atendem a todos os públicos e a todos os interesses, Canela realiza em uma cidade pequena eventos de grande porte. São espetáculos, shows de dança e de música que fazem a platéia se emocionar, surpreendendo o público.

A verdade é que Canela é uma atração a céu aberto, basta fazer um passeio e outro. O visitante sempre se depara com algo novo ou com algo muito peculiar da cidade. Exemplo disso, é que no centro da cidade está a Locomotiva, originária da Bélgica, esteve em funcionamento entre 1924 e 1963, hoje serve de fundo para fotos e admiração aos mais atentos e apreciadores de máquinas a vapor. Também no centro da cidade está a Casa de Pedra, um espaço cultural que recebe muitas atividades como exposições de artistas locais.

Dica: Condomínios da Serra Gaúcha

Durante a Temporada de Inverno, Canela fica mais charmosa e encantadora com uma programação e decoração própria. A rua dos guarda-chuvas, montada especialmente nesta época do ano é um espetáculo à parte, chamando atenção de quem passa pelas principais ruas do centro.   

Mas este é só o começo do que Canela reserva, conheça um mais sobre alguns dos eventos que acontecem por aqui:

Sonho de Natal

Sonho de Natal Canela
Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/11/sonho-de-natal-reune-atracoes-em-canela-confira-programacao.html

Para muitas famílias já se tornou tradição passar o Natal na Serra Gaúcha. Com uma programação vasta e que se renovar a cada ano, a Região das Hortênsias recebe o Natal com muita alegria, criatividade e amor.

Em Canela não é diferente, entre novembro e janeiro a cidade torna-se um palco ao ar livre e passar a viver o encanto do Natal. É magia que não acaba mais!

Diante de todo um universo natalino, as crianças se encantam e entram neste sonho, os adultos voltam a ser criança. Todos querem viver intensamente o encantamento desta época do ano.

Tamanha emoção e deslumbramento já acontecem com a Abertura do Sonho de Natal com um show de dança, música, pirotecnia e malabarismo que tem como pano de fundo a esplêndida Catedral de Pedra. E é da sua torre de 65 metro que no auge deste espetáculo o Papai Noel aparece, descendo a torre.

O Sonho de Natal ainda conta com outros shows e espetáculos, entre eles o animado Christmas in Concert, um show que se inspira em grandes nomes da música como Frank Sinatra para cantar as tradicionais canções natalinas. Ainda, o Som ao Vento, que reúne diversos estilos musicais para um grande espetáculo da música, nesta apresentação o espectador tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a música gaúcha. E a programação ainda contempla o Auto do Natal e o Simplesmente Natal.

Além dos grandes shows a cidade é totalmente transformada com decorações e luzes que se espalham pelas ruas. Uma experiência incrível tanto para os visitantes e turistas quanto para os moradores de Canela e região. 

Clique no banner e confira os imóveis em Canela disponíveis na Imobiliária Mapa do Imóvel:

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

 

Festival de Bonecos

Festival de Bonecos de Canela
Fonte: http://bonecoscanela.com.br/carlao-2/

Referência nacional, o Festival de Bonecos de Canela, ou Os Bonecos de Canela, parece ser uma grande e lúdica história que esta cidade da Serra Gaúcha narra todos os anos.
São vários grupos e companhias de artistas nacionais e internacionais que participam e contribuem para o sucesso deste evento, afinal o Festival de Bonecos é um espetáculo verdadeiramente grandioso que se prepara com uma ampla programação disponível a todos os públicos.

Durante o evento acontecem muitas apresentações de bonecos gigantes, bonecos de mãos e de corpo e marionetes. É um Festival de grande porte que mobiliza uma ampla equipe técnica e vários setores da cidade. 

Este evento acontece todos os anos em Canela para turistas e moradores da região este é um Festival que vale a pena conferir de perto.

Páscoa em Canela

Páscoa em Canela
Fonte:http://www.canela.rs.gov.br/index.php/turismo/2475-pascoa-em-canela-decoracao-ludica-e-espetaculos-religiosos-sao-atrativos

A cidade de Canela já se tornou atração certa durante as festividades de Páscoa atraindo novos públicos a cada ano. A cidade que conta com uma programação especial para esta época é totalmente enfeitada com as referências pasquias. Ruas, praças e calçadas ganham graça com centenas de coelhinhos, guirlandas e ovos de chocolate que são usados na decoração.

Por ser uma data de tradição religiosa, durante as festividades da Páscoa acontecem encenações, missas e procissões na Catedral de Pedra. No entanto, existe também uma programação especial para as crianças, como o Coelho Contador de Histórias. Canela se transforma em um grande cenário lúdico e imaginativo.

Nessa delícia de temporada entram em destaque os saborosos chocolates artesanais de Canela. Na cidade há várias lojas que vendem o chocolate caseiro, produzido aqui mesmo. E como nesta época os dias já começam a ficar mais frios vale fazer um passeio e aproveitar para tomar um chocolate quente. Certamente, durante a caminhada, o visitante será atraído pelo aroma intenso que vem das lojas.

A Páscoa em Canela é uma temporada de alegria para a família toda, seja ela de turistas ou de moradores locais. Venha conhecer a magia da Páscoa em Canela e confira os imóveis de temporada disponíveis na Imobiliária Mapa do Imóvel:

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

 

Gastronomia

Uma cidade tranquila e muito segura, de belezas naturais singulares, com ótimas atrações e excelentes restaurantes. Estas são algumas das características da cidade de Canela e são por estas características que a cidade passou a ser chamada de Europa Brasileira.

A verdade é que os espaços dedicados para a gastronomia em Canela ganham destaque por serem espaços diferenciados, pois além de oferecer o cardápio mais tradicional e já muito conhecidos, ainda conta com propostas não convencionais e que, por vezes, unem várias coisas em um só espaço, como livraria e antiquário, além de espaços culturais. O que dá mais opções para os visitantes e aos moradores locais.

O clima frio, típico das regiões serranas como Canela, é ideal para se deliciar com a sequência de fondue. O fondue de queijo acompanhado com pães, batatas e vegetais, o fondue de carne com vários molhos e para terminar um delicioso fondue de chocolate que acompanha frutas, assim é servido a sequência de fondue.

Para momentos que devem ser eternizados, que pedem por mais romantismo e acompanhado de um bom vinho, os restaurantes especializados no tradicional fondue costumam recebem muitas reservas para o dia dos namorados ou comemorações especiais. Em Canela há muitos restaurantes especializados neste gastronomia de referência suíça, que além de servirem um excelente fondue, ainda dispõem de espaços bem decorações e ambientes de alto nível. 

Como Canela é para todos, os restaurantes recebem muitos turistas e visitantes, mas também moradores locais que não deixam de aproveitar e reconhecer o que a cidade tem de melhor.

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

Outra escolha opção convencional é o Café Colonial, uma refeição gigantesca que é servida na mesa com os pratos típicos da cozinha italiana e alemã e que são muito presentes na alimentação dos moradores da região. Como, por exemplo, o bolinho de batata e a polenta brustolada, além de geléias, queijos, pães e doces.

Devido a forte colonização de italianos e alemães, a culinária acaba refletindo essas influências, por isso é fácil encontrar bons restaurantes destas cozinhas. Mas também há outras ótimas opções de culinária asiática e francesa. Além de pizzarias, lancherias e padarias cheias de gostosuras.

Em Canela é bastante comum as casas de vinhos e queijos. São preciosidades escondidas pelas cidades dispondo de produtos deliciosos e frescos que são feitos na região.

Natureza

Cercada pelas mais exuberantes formas naturais, desde o início de sua história Canela já chamava atenção por ser cercada por monumentos da natureza. Sabendo da importância do meio ambiente para o presente e para o futuro, atualmente, a cidade vem trabalhando na preservação e no cuidado com a sua paisagem.

Um dos ponto turísticos naturais mais famosos da cidade, que recebe milhares de turistas e visitantes todos os anos é o Parque do Caracol, o ponto central deste parque é a cascata com queda de 131 metros. A vista é de tirar o fôlego, que para além da vegetação típica, ao longe se vislumbram as altas araucárias e por perto sempre pode aparecer, a qualquer momento, um graxaim ou um macaco-prego.

Por ter uma ótima infraestrutura o Parque do Caracol além dos mirantes e observatórios que permitem ter vista incrível para a cascata, ainda possui trilhas, ampla área verde, passeio de trem, restaurante e lancheria.

Para quem deseja viver intensamente esta experiência de ver a Cascata do Caracol bem de perto, os Bondinhos Aéreos Parques da Serra levam o visitante a um passeio de paisagens exuberantes passando pela Estação Animal e Estação Cascata. Projetados com tecnologia suíça, este é o primeiro bondinho aéreo do Rio Grande do Sul. Este lugar possui estrutura para alimentação, mirantes e lojas.

Dica: Bairro Caracol, aconchego e conexão com a natureza

Na mesma região está o Parque da Ferradura, um lugar de natureza intensa e preservada, com espaço para recreação, trilhas e mirantes. Aqui também há muitos animais silvestres que já estão habituados com a presença dos visitantes.

Cascata do Caracol em CANELA
Fonte: https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/04/06/a-cascata-do-caracol-em-canela/

Este Parque chama atenção pelos desenhos feitas pela natureza, onde um canyons é cortado pela curva do rio. O desenho formado lembra uma ferradura e por isso o nome. O Parque da Ferradura é lugar de referência para a prática de esportes.  

Pela mesma estrada que leva ao Parque do Caracol, da Ferradura e aos Bondinhos Aéreos,  está o Parque do Pinheiro Grosso. Por aqui, o grande astro, que todos querem conhecer, é um pinheiro de mais de 700 anos e 48 metros de altura. É a planta mais famosa da região. No parque também funciona o Museu da Araucária

Estes parques são apenas uma amostra de como a natureza, os espaços naturais e a preservação ambiental são realidades para a cidade de Canela, que possui uma biodiversidade e riqueza de fauna e flora como poucas. Esses fatores influenciam diretamente na qualidade de vida dos moradores.

Neste sentido, para quem está buscando por melhores condições de bem-estar, que se refletem pelo contato com a natureza, ruas bem arborizadas e limpas e ar puro, a cidade de Canela é a escolha para fazer de uma cidade um lar.

Através do site da imobiliária Mapa do Imóvel é possível conhecer quais são as melhores ofertas e os melhores negócios disponíveis, propriedades que possuem maior área verde ou que tenham um parque ou praça próximos. Procure por qualidade de vida e descubra a satisfação de ter um imóvel em Canela e região. Clique no banner e confira:

Imóvel em Canela - conheça nossas ofertas

Turismo

No cenário nacional Canela e região são conhecidas por serem cidades que recebem milhares de turistas durante o ano inteiro, seja para a Temporada de Inverno seja para as festividades de Natal ou Páscoa.

No entanto, tamanho é o prazer que esta cidade proporciona, que muitos visitantes deixam de ser turistas para se tornarem moradores de Canela.

As próprias atividades turísticas da cidade são atrações para todos, inclusive para os moradores locais. Desta forma, há muitas atrações voltadas ao público infantil. Museus e parques tornam-se universos mágicos. Entre eles estã o Mundo a Vapor, em funcionamento desde 1991. Foi idealizado pelos imigrantes italianos da família Urbani, quando os filhos de Ernesto Urbani, notando a paixão  pelas máquinas a vapor que o pai tinha, passando a desenvolver réplicas através de um trabalho artesanal.

Hoje, o Mundo a Vapor em Canela é um tributo ao trem e as demais máquinas a vapor.

Mundo a Vapor Canela
Fonte: http://www.mundoavapor.com.br/

O Parque Terra Mágica Florybal desperta para um mundo lúdico onde a brincadeira e as criaturas fantásticas são a única realidade. Neste parque há várias atrações teatrais, como A chegada do inverno e A casa da imaginação. E também atrações permanentes como cinema 7D, Território dos dinossauros e a Mini fazenda de cacau. Estas são apenas algumas das distrações disponíveis no Parque Terra Mágica Florybal.

Com uma coleção considerável de carros antigos, Canela é a cidade do Museu do Automóvel. E para os apreciadores da boa música, recentemente, em Canela, foi aberto o primeiro Museu em homenagem aos Beatles do Brasil, o Museu dos Beatles.

Dica: Vila Suzana, um bairro para se morar com tranquilidade e sossego

Mas nem só de museus vive a cidade de Canela. Juntando aventura, esporte e natureza, a cidade conta com diversas possibilidades para a prática de esportes radicais, como tirolesa, rapel, escalada e rafting. O Ecoturismo e o turismo de aventura são muito fortes, em parte pela riqueza natural que a cidade possui. Para os aventureiros, Canela será uma constante aventura.

Mas a maior referências turística da cidade, sem dúvida, é a Catedral de Pedra. Este monumento religioso está na parte central da cidade e devido a sua torre de mais de 60 metros é possível vê-la de várias partes da cidade.

Construída com referência ao gótico inglês, a Catedral de Pedra é uma das poucas representações deste estilo no Brasil, o que a torna ainda mais especial. Em seu interior, estão presentes várias representações artísticas como painéis de pinturas, esculturas de artistas gaúchos e latino-americanos. Este é um exemplo vive da representação artística religiosa.

Tranquilidade

Catedral Canela
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/175992297915806985/

Canela tem se transformado, para muitos, de cidade turística em cidade para se chamar de lar. Gastronomia e paisagem natural fazem dela ainda mais interessante. Além dos eventos e espaços culturais, acesso fácil aos grandes centros e muitas atividades. Mas a sensação de segurança, de estar em paz em um lugar, é um fator determinante  para quem escolhe morar em Canela

Segurança e tranquilidade são fatores decisivos para quem elege Canela como cidade para viver. Na Região das Hortênsias é muito comum se deparar com as fachadas das casas que não possuem cercas ou grades altas nem elétricas.  A maioria das casas não são cercadas, tamanha é a sensação de segurança e tranquilidade.

Os índices de violência são quase inexistentes na cidade, sendo bem possível caminhar à rua depois de já ter anoitecido, sem que isso represente qualquer risco. Infelizmente, esta não é uma realidade nacional, em grande parte das cidades do país os cuidados com segurança e a sensação de insegurança é muito grande. Canela é privilegiada por ser uma cidade muito segura, para qualquer faixa etária.

Muitas pessoas tem optado pela vida em cidades menores pela necessidade que sentem em ter uma vida com mais qualidade e tranquilidade. Neste aspecto, Canela é capaz de proporcionar tais benefícios e por ter excelente infraestrutura, é propícia para com qualidade e alto padrão. Independente da idade, desde as crianças até os idosos, Canela é uma cidade onde todos vivem muito bem e desfrutando do que a região tem para oferecer.

Conheça mais sobre a cidade e sobre os imóveis disponíveis. Através do site Mapa do Imóvel você pode conhecer as melhores opções dentro das necessidades que possui. Certamente haverá algum imóvel que será perfeito para a sua família. Clique no banner abaixo e confira!

banner Imóvel em Canela - Conheça nossas ofertas

A imobiliária Mapa do imóvel é uma empresa séria e consolidada e que tem como lema transformar o sonho de ter o melhor imóvel em realidade.